sexta-feira, 23 de junho de 2017

Fui à Feira e comprei uma porca - Automobilia 2017

Já passou algum tempo, mas mesmo assim decidi publicar e partilhar a minha simples visita a este aglomerado de latas velhas. Foi a primeira vez que fui à Automobilia de Aveiro. Esta já conta com a sua 25.ª edição e pelos vistos é bem reconhecida a nível nacional e internacional.

Uma feira onde se pode encontrar de tudo, desde, bicicletas, motas, comboios, aviões, carros, carrinhos, peças, ferrugem e muita, muita sucata.




Stand do Faisca 56 

Procurava um "porta couves" para a minha PX mas... o que vi, não me agradou. Estavam lá também representados o "Faisca 56" entre outros a "Vasco Garage" onde aprecei a dita peça.

Deambulando pela feira, fui apreciando e me maravilhando com a exposição, recolhendo cartões de visita e panfletos que me interessavam.




#vespafarobajo


 No exterior, outro mundo de antiguidades em formato pão de forma.

#ferrugem
A ferrugem nesta feira tem o seu valor.
#sucata
Mesmo no estado em que se encontravam certas motas, estas, eram na mesma bonitas de se ver.





Em criança cheguei a ter um carro da policia como este, mas muito mais pequeno e de mola (puxa para trás, solta que ele anda). 😉




Foi então que perante uma bancada com anilhas e parafusos e coisas afins encontro uma porca.
Não, não é uma porca qualquer! É uma porca que vai encaixar direitinho no parafuso que prende o espelho ao avental. Nem sei o nome exacto deste tipo de material mas chamemos-lhe uma porca de proteção. Comprei! 

Quando cheguei a casa vinha carregado. 😉

Comprei: uma porca e uma vespa. Vou guardar o bilhete de entrada para recuerdo e a vespa vou colocar na frente de uma estante.
Quanto ao panfleto informativo do 8º passeio de duas rodas clássicas no Porto, serve para me recordar da data. 23 de julho de 2017 vou tentar não faltar e se for, vou à experiência.

Finalmente arranjei um tempo para me dedicar a este trabalho árduo de apertar uma porca. :)
Material necessário:
  • Serra para cortar metal
  • Um trapo velho (serve de cabo)
  • Porca de proteção
Este parafuso sempre me meteu um pouco de confusão, pelo estado em que se apresenta, o qual poderá comprometer qualquer perna que se encoste nele. Membros inferiores mutilados só mesmo em filmes de pirataria.

Solução? A colocação da chamada porca de proteção! 😉

O parafuso é grande!
Se é grande, corta-se.
(este raciocínio não deve ser levado à letra literalmente, apenas se aplica nestes casos específicos)

Fiquei contente com o resultado final. O parafuso perdeu a sua agressividade e tem agora uma aparência mais leve, mais solta e acima de tudo, transmite segurança e ' #labellamacchinaviolenta ' agradece-me. 😏
Agora vou atender o telefone e já venho!










quinta-feira, 25 de maio de 2017

Descanso para a minha PX125

A ideia já tem algum tempo. Pensei em encomendar o descanso pela Internet, mas certas coisas gosto de pegar nelas e ver realmente se é o que pretendo. Então, lojas onde adquirir um descanso para uma vespa? Pois... eu também não conheço! 
Vespa vs Mustang 
Estrada florestal - Cortegaça

Decidi procurar na minha "enciclopédia online" que com todo o gosto partilho com todos os interessados em obter algum conhecimento sobre as suas vespas e não só. Intitula-se: "Horta das Vespas". Após questionar o Bob lá me aconselhou ir à oficina "Vasco Garage" na Maia. E fui, logo pela manhã cedinho por volta das 11.00h. Estava fechado! Reparo no horário e deparo-me que só abria de 2ª a 6º das 18.00h às 20.00!? Como tinha o contacto telefónico na porta, e já que ali estava, liguei. Expliquei a situação e muito simpaticamente o Sr. Vasco prontificou-se em vir ter comigo. Descansos para a minha PX125??? Não tinham. Apenas tinham daquela marca indiana LML e o descanso que eu queria tinha de ser adaptado. As furações não coincidiam. 
- Fazem isso e conseguem colocar no sitio e manter o de origem?
- Fazemos, mas venha de tarde por volta das 16.00h. 
E de tarde lá apareci. Às 18.00h lá estava a minha "bella macchina violenta".
Uma voltinha pelo Porto e... tira foto! :D


quarta-feira, 24 de maio de 2017

Troca de Espelhos

Pois bem, os espelhos sempre foram, na minha opinião, uma imagem da vespa.  Entretanto decidi fazer umas "mods" na minha PX a começar pelos mesmos.
Encomendei na Amazon.co.uk um espelho, "Stadium Round Leg Shield Mirror - For the Left Hand Side" da marca "HDM - Halcyon Classic Products". Como está o vosso Inglês?  :) Aguardei ansiosamente pela encomenda que nem 15 dias demorou! Ao abrir a caixa vinha cheia de esferovite a proteger a caixa do produto. 
Decidi meter mãos à obra e começar por retirar os espelhos de origem. 
Em seguida, segui a dica do "Ranger Bob da Horta das Vespas" (http://hortadasvespas.blogspot.pt/) que me aconselhou como retirar a peça superior do guiador. Não foi necessário retirar a bicha do conta quilómetros. Apenas desapertei os 4 parafusos inferiores e desloquei a peça superior muito cuidadosamente para o lado, de maneira a ter acesso aos parafusos dos espelhos que saiam por dois orifícios enormes.
Retirei 2 parafusos de cada lado
Este é o aspecto dos parafusos que me fizeram dor de cabeça!

Quando comprei a Vespa, pedi para que me retirassem os espelhos! Mas a resposta foi: - "...que era mais difícil do que parecia. Para o efeito, tinham de desmontar tudo e que por lei era obrigatório o uso dos dois espelhos." Não insisti por desconhecimento da mesma e aceitei a informação. (Contudo em pesquisa na internet verifico que em determinados fóruns dizem que até 125cc é apenas necessário a utilização de um espelho. Na loja online da SIP dizem que a utilização de um espelho é até 100km/h. Gostaria de ter acesso a esta lei, mas não a encontro).

Encaixei a chave inglesa e toca a desapertar, senti que tive de fazer mais força do que o normal. Uma verificação mais minuciosa, observo que os ditos cujos têm uma saliência que vai encaixar na perfeição no ferro do guiador. Pensei, será que tenho de desmontar isto tudo, cabos e outra trapalhada da qual não percebo nada, só para conseguir tirar dois parafusos!? 

Foi resolvido à Português, Força bruta e toca a desapertar. Cerca de 15 minutos para cada um deles sem partir nada. :D

Coloquei novamente a peça superior e parafusos inferiores ao sitio. 
Resolvi comprar antecipadamente na Rua do Almada duas borrachas para tapar as "crateras" et voilá! 
Sim, ainda só tinha 1753km!

Finalmente a colocação do espelho. Na minha opinião é bonito, é pesado e robusto. Foi um bocado difícil acertar com o ângulo de visão mas lá ficou na posição exacta. 

Uma voltinha para experimentar e... 5 estrelas!!! Não treme com a trepidação ou vibração chamem o que quiserem. Garanto que a imagem que se vê é tal e qual como em andamento. Tem ângulos mortos? Tem. Mas os de origem também tinham. 

Ficou lindíssima!!! :D
E que tal um descanso lateral???
Fica para uma próxima.





sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Não só porque sim, mas porque me apetece...


Posto este vídeo dos tipos daquela loja "SIP" não só porque sim, mas porque também ajuda a aquecer nesta altura do ano. Faz lembrar os finais de tarde quentes no verão, e os vídeos desta malta estão tão bem realizados que dá gosto ver vezes sem conta as máquinas onde eles vão sentados.


Estes mariolas aventuraram-se a ir até à ilha de Córsega apenas com algumas ferramentas, sem carros de apoio mas com muito boa disposição. Isto está aqui uma "receita" para dar que contar mais tarde. 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Pensamento do Dia

Confesso que não me tenho dedicado muito à “coisa” mas procurar algum/a vespista para dar uns passeios em convívio, é como na juventude andar à procura de namorada! :/
Tenho mesmo de me desinibir e contactar esta malta… E vocês dizem:
- Inscreve-te num Club! - Não, de momento não me quero associar a nenhum “Clube de Vespas”. Apenas pretendo ser um “rebelde solitário” (isto soa a far west ou wild west) juntar-me na estrada a um grupo pré combinado e seguir viagem até ao destino em boa companhia.

2020 - Novos adornos

Decidi dar uma prenda à minha menina no inicio de 2020. Uns tacos novos para o descanso e um aro em metal para o farolim frontal. Já ti...