terça-feira, 18 de junho de 2019

Pressão dos Pneus

É uma pergunta que me aborrece e sabem porquê? Porque nunca me disseram ao certo a medida correta de ar a meter na roda da frente e na de trás.

Então, desde os meus novos Michelin S83 decidi ir à procura da pressão correta que passo a dispor:

PNEU MICHELIN S83 3.50 x 10
"As pressões dos pneus servem como guia, especialmente nas pressões dos pneus traseiros, dependendo da carga."

"O pneu Michelin S83 3.50 x 10 é adequado para uso no verão e no inverno. Tem uma classificação de velocidade J 96,5 Km/h (60 mph) e 59 (243 kg) de classificação de carga e pode ser usado com ou sem câmara de ar."

Pressão do Pneu da Frente (Travão de Tambor) :
17.5 PSI (1.2 BAR)

Pressão do Pneu da Frente (Travão de Disco) :
19 PSI (1.3 BAR)

Pressão do Pneu Traseiro (Uma Pessoa) :
25 PSI (1.75 BAR)

Pressão do Pneu Traseiro (Duas Pessoas ou Carga Pesada) :
33-36 PSI (2.3-2.5 BAR)

Optei pela minha própria pressão respeitando as indicações supra referidas. A pressão que atualmente passei a usar nos pneus é a seguinte:

1.3 BAR (19 PSI) – Pneu da Frente

1.8 BAR (26 PSI) – Pneu Traseiro

Informação adquirida neste site:
https://www.wasp-performance.co.uk/michelin-s83-350-x-10-tyre.html

Lembram-se de no post anterior eu ter falado que tive de tirar o ar do novo pneu para o conseguir meter ao sitio!? Para que a minha PX ande sempre com a pressão correta, comprei um medidor de pressão:

Já o testei e funciona na perfeição! Comprei-o na "Decathlon". Este manómetro digital com cabeça rotativa lê de forma rápida a pressão em bar ou em PSI. Eles dizem que é compatível com todos os tipos de válvula. Testei nos pneus do carro e a pressão bateu certa, depois na vespa, a pressão é a mesma que marcava no manómetro na bomba de gasolina, mais unidade menos unidade. Nas bombas de gasolina o manómetro penas tem duas casas decimais. Por esse motivo estou satisfeito.

Caso volte a não conseguir meter o pneu de reserva cheio de ar, retiro-lhe o ar, depois, com uma pequena bomba de bicicleta, com cerca de 20cm, cabe bem na "caixa do correio" da PX, conseguirei ter a pressão correta sem ter que andar quilómetros com o pneu em baixo até uma bomba de gasolina. Lembro-me que aconteceu o mesmo na N2 quando cheguei a Faro. Na troca do pneu traseiro, também se retirou o ar para se conseguir colocar no sitio o pneu sobresselente.




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