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Uma caixinha cheia de coisas boas. |
Tirei cuidadosamente a caixa do carro e levei-a todo contente para casa. Aos poucos fui removendo o plástico de cada objecto e a minha mulher pergunta: - O que é isso ai? Já andaste a gastar dinheiro! Eu: - São uns sapatos novos para a minha menina! Respondi.
Ela: - Mas isso são rodas!
Eu: - Oh, tu não percebes nada de mecânica. Deixa-me estar, tenho de me concentrar no que estou a fazer, não vês que tenho a minha vida em risco se não trocar de pneus!?
Ela: Riu-se e foi embora.
- Lá continuei a desembrulhar e a colocar cuidadosamente tudo no hall de entrada. Jantes, anilhas, porcas e escape. Só consegui tirar uma foto muito apressada, porque no meio daquele êxtase pelo canto do olho dou com a minha senhora encostada, na beira da porta da cozinha, de braços cruzados a apreciar, só lhe faltava bater o pé.
Eu: - Já disse que não são para ti, mas sim para a minha princesa.
- E lá a acabei por convencer que ainda faltava um pormenor importante antes de os ir arrumar.
Entretanto, querem saber qual foi o escape? Então não percam o próximo post: "Um ronronar diferente". Vamos continuar com o calçado. Comprei uns Michelin S83 3.50 - 10", toda a malta das Vespas/LML e em pesquisas na net, no geral, todos dizem bem destes pneus, a segurança vem em primeiro lugar, por este motivo não existiu qualquer dúvida na sua seleção. No que se refere às jantes, confesso que as namorei por alguns meses, olhava, fechava os olhos e imaginava como ficariam na minha menina...
Optei pelas jantes pretas com o aro "cru" e com o pneu já montado. Achei-as esteticamente mais agradáveis após as minhas visões nostradâmicas.
Começando pelos pneus e em forma de poupança, fui a um chinês e comprei um produto para lavar jantes. Se lava jantes também lava pneus! Trouxe tudo por menos de 4.00€ o produto e uma pequena escova.
Lavei as letras "Michelin" e "S83" para as pintar de branco. Como as pretendia pintar, já olhei ao tipo de tinta a utilizar. Poderia ter usado um marcador/corretor de tinta, mas preferi usar um apropriado para pneus da marca "edding 8050 (tyre marker)" adquiri-o na "Staples" por 9.99€.
Após a limpeza, comecei com as pinturas. Não foi muito fácil devido as linhas de relevo verticais por dentro das letras. Mas nada de preocupante, porque depois da tinta seca, remove-se os excessos com a ponta de um x-ato.
Façam isto com tempo, paciência e sem pressa. (para vos dar um ar mais intelectual ponham um braço a abraçar a roda, inclinem a cabeça para um dos lados e ponham a língua de fora no canto da boca enquanto vão delineando a pintura)
No que se refere à estrela, nas minhas visões encontrei outros planos para ela. Decidi alterar a sua cor para um preto mate/fosco a condizer com o preto da jante.
(tenho sempre o cuidado para que em todas as alterações/transformações que faço na minha PX, sejam sempre revertíveis/reversíveis para o seu estado de origem)
Passar o tal produto chinês...
Lavar com água para remover qualquer excesso de lixo.
Secar e passar fita crepe nas áreas que não pretendia pintar, assim como revestir e proteger o disco e o para lamas com papel e mais fita crepe.
Abanar a lata, tchc, tchc... como já me estava a doer o pulso, só abanei por cerca de um minuto...
Dei sete a oito camadas de tinta com intervalos de 10, 15 e até mais de 30 minutos. (isto porque tinha outras coisas a fazer)
Removi a fita crepe com a ajuda do x-ato e da lanterna...
Roda ao sitio com as novas porcas da SIP.
Tcha raaaam. Que tal? Já parece outra! 😍
Estes pequenos trabalhos dão-me algum prazer! Desta forma vou adquirindo conhecimento de como se faz, tentativa e erro.
O grande erro que cometi, como nunca tive um furo, ainda bem, não sabia ao certo como colocar a roda ao sitio. Aprendi com o seguinte video, a trocar "facilmente" a roda traseira.
O problema esteve em colocar a nova roda com o pneu cheio de ar. Se o outro saiu e estava cheio... Bom o que é certo é que não consegui meter o novo pneu sem ter que lhe tirar o ar. Tenho de estudar melhor esta técnica. A velha bomba de ar que tinha guardada, deixara de bombear, a válvula estava partida, sabotagem? A mota teria de ficar com o pneu em baixo até ao dia seguinte. Como já passava das 11 da noite, com a pressa, não reparei que as letras ficaram mesmo na base, a aguentar com o peso da mota. Resultado, no dia seguinte, as letras ficaram com uma marca de desgaste. 😕 Sim eu sei! Ca burro.
Começando pelos pneus e em forma de poupança, fui a um chinês e comprei um produto para lavar jantes. Se lava jantes também lava pneus! Trouxe tudo por menos de 4.00€ o produto e uma pequena escova.
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Lavagem das letras |
Após a limpeza, comecei com as pinturas. Não foi muito fácil devido as linhas de relevo verticais por dentro das letras. Mas nada de preocupante, porque depois da tinta seca, remove-se os excessos com a ponta de um x-ato.
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O começo... |
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...algum tempo depois. |
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Pinta DIP |
A tinta que escolhi, da marca acima indicada, depois de seca, fica tipo um vinil, consegue-se remover facilmente, tipo película de borracha. Por este motivo não fico preocupado, pois não vou estragar absolutamente nada na pintura de origem.
Farto-me de fazer publicidade a marcas e produtos sem tirar qualquer proveito disso. Mas o principal motivo é dar a conhecer os materiais que utilizei, para poupar muita gente (como eu), de rondar a net vezes sem conta para encontrar a solução. (são uma de muitas alternativas que têm ao dispor)
Video de exemplo da tinta que utilizei e a facilidade com que se a remove.
Farto-me de fazer publicidade a marcas e produtos sem tirar qualquer proveito disso. Mas o principal motivo é dar a conhecer os materiais que utilizei, para poupar muita gente (como eu), de rondar a net vezes sem conta para encontrar a solução. (são uma de muitas alternativas que têm ao dispor)
Na garagem, comecei por remover a roda da frente.
Passar o tal produto chinês...
Lavar com água para remover qualquer excesso de lixo.
Secar e passar fita crepe nas áreas que não pretendia pintar, assim como revestir e proteger o disco e o para lamas com papel e mais fita crepe.
Abanar a lata, tchc, tchc... como já me estava a doer o pulso, só abanei por cerca de um minuto...
Dei sete a oito camadas de tinta com intervalos de 10, 15 e até mais de 30 minutos. (isto porque tinha outras coisas a fazer)
Removi a fita crepe com a ajuda do x-ato e da lanterna...
Roda ao sitio com as novas porcas da SIP.
Tcha raaaam. Que tal? Já parece outra! 😍
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Pensei em pintar a tampa central de cinza, embora não desgoste deste resultado. |
O grande erro que cometi, como nunca tive um furo, ainda bem, não sabia ao certo como colocar a roda ao sitio. Aprendi com o seguinte video, a trocar "facilmente" a roda traseira.
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